quinta-feira, julho 28

FOTOS FLAGRANTES CÓMICAS


Esta foto foi capturada numa povoação situada na berma da estrada que liga Luanda à Benguela.

Um palhote que serve de Barbearia local.


"Barbaria Bala Bala"

Esta foto foi capturada em Porto Ambuím numa Bomba de Combustível da SONANGOL

sexta-feira, julho 15

Crianças a Morrer... Bolsos a Crescer!


Segundo a Agência Lusa, “As Nações Unidas alertaram para os «graves» indicadores de nutrição infantil em Angola, onde por mês morrem em média 200 crianças, nos 26 centros que funcionam com o apoio do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).“

E no entanto, numa edição do Semanário Angolense deste mês, podemos ler:
“Dez angolanos têm fortunas que ultrapassam os cem milhões de dólares, enquanto outros 49 têm mais de 50 milhões de dólares. À cabeça da lista dos mais ricos está o Presidente José Eduardo dos Santos, seguido de um deputado parlamentar, dois oficiais do seu gabinete, um embaixador, um antigo chefe militar, um ministro das obras públicas. Os sete angolanos mais ricos estavam todos no Governo no início deste século.
Países como Angola, ricos em recursos naturais, sofrem muitas vezes da maldição dos recursos, afirma McMillan (académico), acrescentando que "a dependência de recursos está relacionada, em muitos países, com a corrupção e falta de democracia. Num ponto intitulado "o potencial perdido de Angola", o académico escreve que "as exportações de petróleo foram em 2002 da ordem dos sete mil milhões de dólares e as dos diamantes na ordem dos 800 milhões, trazendo o petróleo e os diamantes cerca de 700 dólares por cidadão". Mas, sublinha, que "70% dos angolanos viviam com menos de um dólar por dia".

Eu questiono: Onde estão os 699 dólares que falta a cada Angolano? Alguém sabe??? Todos sabemos mas até quando vamos tapar os olhos e vamos ficar de boca calada???

Ainda neste semanário, um artigo dedicado às receitas do petróleo, cita a ONG Global Witness, para referir que "as autoridades suíças e francesas identificaram dezenas de milhões de dólares de José Eduardo dos Santos em contas privadas no Luxemburgo e nas Ilhas Caimão". E acrescenta que o "FMI pressionou Angola para abrir os seus registos e tornar as operações do Governo transparentes. Mas acusando o FMI de interferir na soberania de Angola, o Presidente dos Santos recusou"

Outro semanário, ANGONOTÍCIAS cita McMillan (Economista Americano) a propósito de uma investigação ao dinheiro proveniente do Petróleo Angolano, McMillan cita estudos que dão prova de um depósito de 13 milhões de dólares, feito a 15 de Julho de 2002 pela companhia petrolífera Norte-Americana Marathon numa conta no "TSB Lloyds Bank of Jersey" , a favor da Fundação Eduardo dos Santos. Os 13 milhões de dólares correspondiam a um terço de um bónus de assinatura do contrato de concessão atribuída àquela petrolífera. McMillan diz que Jersey é uma ilha do Canal da Mancha frequentemente escolhida por figuras envolvidas em lavagens de dinheiro.

O estudo de McMillan alude, também, a investigações de instituições judiciais Francesas e Suiças que teriam descoberto o descaminho de dinheiros públicos Angolanos para contas de altos dirigentes Angolanos no Luxemburgo e nas ilhas Cayman. O caso Angolagate vem à baila.

Estes dados só dizem respeito a contas bancárias, imaginem o que os nossos Governantes não têm em património: Propriedades (Casas, Quintas, Apartamentos), Barcos de Luxo, Carros de Luxo, Jóias, Acções e Participações em Empresas... etc.É por isso que Angola está onde está!!!

segunda-feira, julho 11

Luanda


Como as mulheres envelhecidas em cujas formas já imperfeitas se reconhece ainda os vestígios da beleza de outrora, Luanda deve ter sido bonita. Há muito não o é!
.
O sofrimento fez de Luanda uma cidade feia. Um país que é rico em petróleo, mas a maioria do povo não se beneficia disso. E seguem os pobres comprando garrafinhas de petróleo iluminante que acendem à noite para compensar a luz eléctrica ausente da maioria dos mussekes (versão angolana das favelas brasileiras) que se proliferam pela cidade, impulsionados pela guerra e a corrupção. Há lixo nas ruas esburacadas e boiando nos esgotos a céu aberto, carcaças de automóveis envelhecendo ao sol, muros onde se lê apelos inúteis do tipo "Proibido mijar" e "Proibido deitar lixo" ou "Força Angola, tudo passa". Mas não passa!!!
.
Nas esquinas, mutilados vestindo farda do exército pedem esmola; crianças pedem comida. E gente, gente que não acaba mais, milhões de pessoas em constante movimento, é assim que a capital do país está!
Deveria ter 600 mil habitantes mas abriga de qualquer jeito 4 milhões de pessoas deslocadas tentando sobreviver a qualquer custo batalhando a água de cada dia, vendendo pão, telefone sem fio, papel higiênico, peixinho de aquário desbotado, tábua de passar roupa, jogo de faca, perfume barato, calça jeans, talco, bloco de cimento, tudo que possa virar dinheiro e, portanto, comida.
A não ser pelos panos estampados que as mulheres enrolam no corpo, Luanda é uma cidade descolorida. A palavra quer dizer "terra vermelha", mas os musseks, as favelas que dominam a paisagem da capital, são feitos de barracos cinzentos. As casas de Luanda há anos desconhecem tinta. Nos prédios incolores, as vidraças há muito partidas são trocadas por pedaços de papelão ou tabiques de madeira, o que os torna ainda mais feios. Há falta de luz em quase todo lado, só os geradores iluminam as casas com fios desencapados perigosamente dependurados aqui e ali. Água também não tem, esgoto muito menos, quando chove é o caos.
Condomínios crescem nos arredores de Luanda mas condenados porque estão rodeados de Musseks... onde vais parar Luanda???
-
Por:
JOSÉ REZENDE
BRASIL