quinta-feira, janeiro 29

Rei Muatchissengue wa Tembo

Principal riqueza de uma região é o seu povo. Mas, no Leste, o povo está a ser vítima da ganância pelos diamantes. Os sectores da saúde e da educação são os principais indicadores que reflectem a condição social de um povo e o nível de aplicação dos seus recursos para o bem-estar comum. Os pequenos indicadores que acima apresentei, demonstram que os filhos do Leste estão a ser lançados para a escuridão total do obscurantismo e da ignorância.
.
Por isso, às vezes, as pessoas em Luanda, dizem que os Tchokwés e outros povos da região são matumbos. Essa é a linguagem da capital de Angola. Os outros são matumbos, não é? Então se o governo não dá escolas aos Tchokwés, como é que podem estudar para deixarem de ser atrasados? Eu pergunto aos senhores que manipulam o dinheiro dos diamantes, dos petróleos e com o nosso destino se isto está certo? Na região Leste, mais de 88% das pessoas são analfabetas.
.
Como o soberano legítimo da Lunda-Tchokwé diz: não há sequer uma escola primária ou um posto médico, lá onde vivo. Os meus filhos não estudam. Amanhã receberão o meu poder tradicional sem qualquer educação. Isso é muito grave. Estou em crer que o mesmo acontece com os meus irmãos de Pungu-a-Ndongo, Ekuikui IV, a Nhakatolo Tchilombo e Bakongo.
.
Na região, o desemprego ultrapassa os 90% da força de trabalho. Nas Lundas, as pessoas praticamente sobrevivem do garimpo ou da candonga de comprar mercadorias em Luanda e revender lá nas praças a preços exagerados. As Lundas são a região mais cara de Angola, por causa dos diamantes, apesar de serem as mais empobrecidas do país, ao lado do Moxico e Kuando-Kubango.
.
Os diamantes têm sido explorados no subsolo das Lundas, por parte da Endiama, Sociedade Mineira do Lucapa, Sociedade Mineira do CATOCA, Projecto Luô, SOMINOL, ASCORP, as dragas dos generais do exército,ministros e outros que operam nas áreas do Cafunfo, Cuango, Calonda, Lucapa, Nzaji, Chitotolo, Catoca, Cucumbi, Capenda-Camulemba, Cuilo e Luangue, para não citar outras localidades,serao para o bem das populacoes ou da NAÇÃO?
..
Tem-se falado muito na atribuição de 10% das receitas de imposto sobre a venda de diamantes para benefício das populações da região Leste. O povo não conhece a verdade sobre esse assunto, porque ninguém explica como é que se está a governar para o bem-estar das populações. A miséria é cada vez maior.
.
Por exemplo, o Hospital Provincial, em Saurimo, só faz consultas a olho nú. Praticamente não tem laboratório. Para se fazer um raio-X ou qualquer análise tem de se ir aos postos médicos privados ou dos missionários de Caluquembe. Para aqueles que trabalham no Catoca têm o privilégio do posto médico da empresa.
.
Outro exemplo é a instalação do núcleo universitário de Saurimo numa escola de professores do IIIº Nível. Pintaram a escola e puseram lá a correspondente da Universidade Agostinho Neto. Portanto, menos uma escola para dar lugar a outra. É como fazer funge sem conduto. No mundo inteiro não existe um povo sem cultura, usos e costumes como símbolos da sua dignidade humana, com que Deus abençoou cada grupo etno-linguístico.
.
A tradição tchokwé é apreciada no mundo inteiro, menos em Angola, onde praticamente só se aplaudem os cantores brasileiros e procura-se abafar aquilo que é a essência da nossa identidade. Basta verificar que o Museu do Dundo, que era um grande símbolo cultural do Leste do país, e de Angola em geral, está abandonado. Muitas peças de arte foram roubadas e vendidas na Europa.
.
Na capital do nosso país, em Luanda, muita gente que se diz civilizada, estranha quando os alguem fala kikongo, umbundu, fiote e outras línguas maternas angolanas. Dizem que são línguas do mato e de matumbos. O colono dizia que eram línguas de cão. Nos obrigam a falar apenas o português, com sotaque de Lisboa, como língua de unidade nacional.
.
Por isso é que estamos assim, sem rumo nem liderança que nos indique um caminho para o bem e para a harmonia entre todos os angolanos. O país que temos é de improviso e para aqueles e rejeitam a cultura do seu próprio povo.
.
Eu, como Rei, não aceito que hajam angolanos de primeira, de segunda e terceira categorias.
Por: New World Foundation

sábado, janeiro 3

Corrupção*

Mesmo se vivendo num paraíso de vivos, vivaços, vividos e com algumas galinhas de ovos d´ouro, custa compreender como é que não existem leis e planos concretos credíveis, que visam dar o golpe final e mortal á corrupção cada vez mais gritante que vêm tomando conta de todas as estruturas do país.
.
Como quase se tornou já institucionalizado, ninguém mesmo se atreve a fazer este combate, através de instauração de processos, por algumas situações imprevisíveis. Uma delas é a cultura do ódio advindo dos parentes e kambas dos corruptos. Os filhos, irmãos, pais, kambas e principalmente os cônjuges passam a nos encarar como monstros --- aqueles que perseguem seus pais, irmãos, filhos, kambas e esposa (o).
.
Óbvio -- e não poderia ser diferente -- entendemos perfeitamente esta posição familiar. Quando temos o desprazer de encontrar algum familiar ou kamba do corrupto no Shopping-" Belas ", no Roque, na rua ou mesmo numa roda de kambas, sabemos que os olhares " fuzilantes" se devem ao fato de estarmos aporrinhando a vida daquele, que não teve respeito e consideração com o bem público e resolveu transferi-lo unilateralmente para o seu próprio património.
.
Mas também não esquecemos o fato de que os filhos, irmãos, pais, esposos e as vezes até kambas dos corruptos se alimentam com o produto desviado por ele, e acabam participando do bolo de forma indirecta (em certos a casos até directamente (Acompanhem o raciocínio da afirmativa:)"Amigo de corrupto também é corrupto" --- Se você é uma pessoa honesta, que vive exclusivamente de seu salário, que não trambica ninguém, que age como é exigido do funcionário ético, certamente não terá condições de acompanhar o estilo, a pedalada e a vida de um corrupto.
.
Como o dinheiro do infame é conseguido de forma ilícita e em grande quantidade, a tendência é que ele o gaste sem muito cuidado e até mesmo sem qualquer"kigila". Assim comprará bens de consumo caros, frequentará restaurantes de luxo cujos os preços não são condizentes com o sabor dos piteu, viajará para locais inusitados, se hospedará em hotéis de alto luxo e você, o honesto certamente não terá condições de acompanhar este "mundo da fantasia corrupta". Então como a vida não é uma ilha e todos os homens gostam de companhia, o corrupto terá que absorver algumas despesas que são suas para tê-lo ao seu lado em uma viagem de fim de semana, nas Tugas, África do Sul ou mesmo em"fugidinhas" no final do dia , onde quiserem.

Como o dinheiro do ladrão vem fácil, ele também o gasta facilmente. Desta forma, na casa do corrupto (quintas ou chalé nos Alpes Suíços), toda aquela mordomia, são pagas com o meu, teu dinheiro e com as lágrimas de todo um povo que sofre de fome. E, você, ao aceitar esta condição confortável acaba participando dos crimes praticados no exacto momento em que aceita não denunciar ou pelo menos tornar público o que sabe (demonstrando covardia), contrariando seus dogmas (falta de ética), para não " perder o amigo " (hipocrisia), enquanto curte as mordomias oferecidas com dinheiro sujo (corrupção).

Esclarecido a tese:" Amigo do corrupto também é corrupto " Vou falar ou escrever sobre o verdadeiro assunto que me levou a assentar em frente ao meu computador hoje, num dia de domingo 21 de Dezembro de 2008, com um tremendo frio por essas paragens. O cônjuge do corrupto!
.
De todas as pessoas infelizes neste mundo, talvez aquela que deve ser considerada a mais digna (de todas as penas) seja o cônjuge do indivíduo corrupto apodrecido -- o ladrão do bem público. Não obstante viver de forma confortável, o cônjuge do corrupto deve sentir-se mais imprestável dos seres.
.
Além de ser tratado com objecto, sem a atenção necessária, ainda se vê obrigado a admitir (para si ou parentes os demais da sociedade) que é traído e mesmo. Observamos o caso mais comum: da mulher.
.
"A mulher do corrupto" Enquanto curte roupas e jóias caras compradas com dinheiro maldito, seu " adorável" esposo está nos braços de outra -- mais novinha, fofinha e vistosa. Por ser indivíduo desprovido de escrúpulos, até porque é corrupto, este ser desprezível não respeita nada que não seja o seu bem individual.
.
Para o corrupto pouco importa a amizade e o amor. Quando se trata de conseguir vantagem para si, o desventurado se torna um tractor e "patrola" o que esteja na sua frente. Como na grande maioria das vezes a mulher / principal do corrupto tem idade próxima a dele. Enquanto o dinheiro subtraído ajuda na formação da barriga, no caso da mulher vai sustentando com muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender, o corrupto já não olha para a companheira da forma carinhosa, como no tempo em que não tinham dinheiro, que eram pobres.
.
Manos todos nós sabemos que isto é pura verdade. Desprovido de qualquer tipo de consideração para com os outros (inclui-se ai as esposas),o corrupto " vai á luta " e procura uma substituta - novinha - bonitinha de mbunda redondinha, peito lisinho e cheiro agradável.
.
Tudo em busca da juventude perdida cheio de kumbú" o que na verdade é meu, teu e de todos nós", o famigerado facilmente encontra a nova metade da laranja e passa a tratar aquela "coisa" que tem em casa como dama antiga e cansada para as suas fantasias.
.
A desculpa sempre será; dei tudo para aquela gaja, sustentei ela estes anos todos e os seus parentes, aquele para compensar a convivência com a "dama velha". o corrupto conquista outra. No caso da mulher (ou do marido da corrupta), não existe nenhuma excepção á regra.

Berlim aos 21/12/2008
Fernando Vumby
*Titulo adaptado