quarta-feira, setembro 14

Reconstrução... Será este o caminho certo???



Alcançada a Paz que tanto ansiavamos, começou a etapa de reconstrução do nosso país, outra tarefa tão ardua quanto a conquista da própria paz.

Neste momento o Governo de Angola leva a cabo vários projectos de reconstrução usando créditos concedidos por países doadores, capital público e promotores privados.
A prioridade do estado Angolano tem-se direccionado, segundo os últimos artigos que li em Jornais Angolanos, para a reabilitação e construção de hospitais, estradas, pontes, zonas urbanas, etc.

Foi aprovado recentemente o projecto de requalificação e reordenamento urbano da zona marginal de Luanda, que questiono se será a melhor forma de iniciar a reconstrução de Angola. Este projecto consiste em:

- 2 Torres, uma com 37 pisos e outra com 24 pisos, para habitação, escritórios e comércio.
- Um Hotel e Centro de Convenções.
- Restauração da fachada de alguns prédios ja existentes na marginal.
- 1600 lugares de estacionamento.
- Jardins.
- Irá ser alterado o tráfego, passando a ter 3 faixas para cada sentido.
- Dragagem da Baia.

Tudo isto orçado em cerca de 1, 70 mil milhões de Euros.

O problema de Angola não foi só a Guerra! Outros factores como a má formação cívica e a falta de instrução da população contribuíram em muito para o cenário actual de destruição das suas infraestruturas.

Poderemos construir os melhores hospitais de África, os melhores aeroportos, as melhores estradas, torres de 100 pisos e os jardins mais bonitos mas de nada valerão se não houver formação cívica, porque em breve tudo estará novamente destruido, pelo simples motivo da população não saber usar, estimar e manter o seu aspecto.

Todos vemos o estado actual dos jardins e espaços públicos que existem em Angola (para aqueles que conhecem mais do que Luanda).
Todos vemos o estado actual em que se encontra a Península Mussulo, que so é frequentada pela “Elite” de Luanda.

De nada vale tanto investimento se não houver também investimento na formação cívica e académica da população que vai usufruir destes dividendos.

Na minha opinião, a reconstrução de Angola deveria começar pela re-educação cívica e académica e por promover a igualdade e erradicar a pobreza.

Com a construção de Torres de Luxo e Condomínios de Luxo o povo (que é a maioria) é atirado e esquecido nos guetos e sanzalas, que cada vez mais crescem a uma velocidade vertiginosa por toda Angola, e dessa forma vamos contribuir para o aumento da criminalidade e pobreza. Deviamos começar por construir casas, bairros sociais, escolas e postos de trabalho para os mais necessitados, e só depois as construções megalomanas de luxo.

É preciso investir os recusos do país em prol de todos os Angolanos e não apenas em prol de uma minoria!

Sem comentários: