quinta-feira, setembro 15

Novo Aeroporto Internacional de Luanda

É Preciso ter Lata!!!

Vai ser construido um novo Aeroporto Internacional, que ninguém sabe em quanto está orçado, sabe-se apenas que vai ser financiado com crédito concedido pela China. O novo Aeroporto vai-se situar na Província do Bengo no Bom Jesus e não foi aprovado em Concelho de Ministros e segundo o Jornal Angonotícias, a mão de obra é maioritariamente chinesa quando há milhões de angolanos desempregados. (Que vergonha!!! Descrédito e desrespeito total pela Democracia, pela Assembleia e pelos Angolanos.)

Gostava de saber se o “Governo” ou as pessoas que autorizaram esta construção esperam o crescimento do tráfego aéreo e o crescimento de turistas em Angola; se há estudos que provem que Luanda precisa mesmo de mais um Aeroporto e quantas vão ser as companhias aéreas que vão operar a rota Luanda?!!!

Temos as passagens mais caras do mercado!!! Turismo no nosso país não existe!!! Como pensam ligar o Bengo a Luanda??? Os turistas aterram no Aeroporto (a intenção é construir um grande Aeroporto moderno e luxuoso) e assim que saem dele só vêm Bairros de Lata até chegar a Luanda, em estradas esburacadas e cheias de trânsito desordeiro, sem transportes públicos (Metro, autocarros, comboios, etc.), ou seja, chegam a uma cidade cheia de caos, suja e sem beleza!!!

Acredito que se este projecto for adiante, e isto é a minha opinião, os Angolanos vão pagar uma factura cara sem necessidade! Estou de acordo que o nosso actual Aeroporto não nos serve e mete dó… mas isso só porque está subaproveitado e mal gerido.

Vejamos:
Terminal Internacional/ Sala de Desembarque e Recolha de Bagagem,
Tem défice de balcões de emigração e fronteiras que por sua vez tem défice de pessoal para atender o fluxo de um avião de 300 passageiros. A sala está mal conservada… existem cabos de comunicação e tubos, onde passa sabe-se lá bem o quê, à vista de todos os passageiros… e para cúmulo, não existe ar condicionado!

Na minha opinião bastavam obras de restauro como: pintar, colocar tectos falsos para tapar as tubagens no tecto, colocar uma central de ar condicionado, etc; pequenos retoques que certamente já custariam muito aos nossos cofres. O mais importante é controlar eficazmente o tráfego aéreo! É inadmissível que os nossos controladores façam aterrar ao mesmo tempo dois ou mais aviões. Já desembarquei em Luanda vindo de Lisboa com voo TAAG, ao mesmo tempo que um outro voo TAP, outro vindo do Congo e um quarto voo vindo da África do Sul!!! Se é complicado desembarcar um voo com os recursos existentes, imaginem quatro!!! Tudo ao molhe e fé em Deus, o mais cómico é que durante o resto do dia não há mais aviões a aterrar no Terminal Internacional. Porquê que não escalam os aviões para horas diferentes???

Não seria talvez mais sensato, com meia dúzia de tostões restaurar o nosso 4 de Fevereiro e um dia mais tarde quando se justificasse construir-se um novo???

Neste momento o povo precisa de estradas e caminhos de ferro para circular, o povo anda de carro e comboio, não anda de avião!!! Precisamos de Pontes, Hospitais, Escolas, Faculdades, etc., fora de Luanda (porque Angola não é só Luanda!).

Para quê endividar o país desta forma? Eu sei a resposta!!! É para que alguns possam meter uns quantos milhões ao bolso com essas obras que ultrapassam as nossas necessidades!

Angola precisa de ser reconstruída de raiz, e para isso devia-se começar do 0 em vez de se começar do piso 10! Criem infra-estruturas para acolher os turistas, criem políticas de turismo, criem estradas, segurança e só depois avancem para essas obras!

Por favor Srs. sejam competentes nas vossas decisões! Pensem no povo que morre a fome e sem cuidados hospitalares…

1 comentário:

Anónimo disse...

isto tudo é só para o bem de alguns, sempre os mesmos, morrem os pais ficam os filhos igual, vai ser sempre assim, até dá vontade de chorar.