quarta-feira, fevereiro 21

O MEU PROTESTO!!!


"Ó taxistas, que brincadeira é esta?"( pag. 35, Jornal Agora, Edição nº 510, 13 de Janeiro de 2007); " A nossa nova guerra" (pag.22, Semanário Angolense, Edição nº 197, 13 a 20 de Janeiro de 2007).

Aparentemente esses títulos nada têm em comum. Foram publicados naqueles dois semanários editados naquela que é para uns a cidade da confusão, para outros cidade da Kianda e par grande maioria cidade de Luanda. Fazem alusão a sinistralidade que vai tendo lugar nas estradas de Angola. É crença comum que a maioria desses acidentes é causada pela péssima condução dos taxistas de hiace.

Talvez por essa razão, aqueles títulos fazem-se acompanhar de imagens chocantes, resultantes de uma acidente ocorrido entre um hiace e um autocarro. Perderam a vida quatro ocupantes do hiace, incluindo o motorista, enquanto outros passageiros ficaram gravemente feridos. Do autocarro não houve nem feridos nem mortos. Então os jornais insurgem-se contra a péssima condução dos taxistas em defesa da vida. Até aqui tudo bem!!!

Mas apresentar os mortos desfigurados como sinal de chamar atenção aos taxistas ou de protestar contra a morte a favor da vida, parece-me uma opção perversa. Embora a vida seja o supremo valor e a sua defesa inapelável, o morto possui também dignidade. Ou então não estamos em Angola?
Mesmo porque o tempo da lógica da guerra, onde exibir o corpo desfeito do inimigo é sinal de vitória e grandeza já lá se foi!!! Ou então a guerra era apenas uma desculpa.

Parece-me que podia-se falar do acontecimento e chamar a atenção sobre a irresponsabilidade dos taxistas e de outros condutores sem usar aquelas imagens desfeitas e chocantes. Havendo mesmo necessidade, então que fossem cobertos os corpos e mostrado o carro desfeito. Aliás o que vemos e lemos nos canais televisivos e jornais de outros países, onde o horror da morte ou a o morto não tem rosto. Fala-se ou apresenta-se a sinistralidade, mas sem expôr o morto ou os mortos!!!

Alguém tem visto as imagens dos mortos nas estradas dos países da UE ou das americas (USA ou Canada)? Alguém já viu as imagens ou rostos ou corpos de mortos de alguma catástrofe humana ou natural dos países da UE ou da américa(USA ou Canadá)? Sabem porque???
Será que os nossos mortos perdem dignidade??? Não têm direito a protecção da sua imagem???
Seguramente, alguns perguntarão: mas de que galáxia vem esse escriba?!!! Se os vivos são tratados sem dignidade, quanto mais os mortos?!!! Acorda!!!
Têm razão em questionar!!!

Mas é preciso começar a dignificar o que tem de ser dignificado! É preciso dizer alto e em bom som: estamos juntos, mas não estamos misturados!!! É preciso dar um basta a essa cultura da indignidade. Cada um de nós precisa fazer a sua parte e manisfestar o seu desagrado. Aqui fica o meu!

Até breve!!!
In:
http://upindi.blogspot.com/2007/01/o-meu-protesto.html

Upindi Pacatolo

1 comentário:

Anónimo disse...

oi eu sou angolana, eu fico tao trieste ao saber q linguas oficias em angola sao umbundo,kimbundo, e o kikongo onde ficam as outras linguas. eu tbem acho q deveriam trocar esta estimativa de esperanca de vida,populacao,e mort.infantil, pois nos sabemos q esta estatistica e de 2005 e feita pela O.N.U e sabendo q sta chegar muitas pessoas no pais e acho q sta estatistica nao foi feita com aquela populacao dos municipios mais destantes das provincias.obrigada