sábado, outubro 20

DOCLISBOA 2007

Caros amigos,

O DocLisboa está de volta e este ano tem um programa especial dedicado a Angola.

O programa especial de Angola no DocLisboa 2007 é o seguinte:

Dia 26 de Outubro (6ª-Feira) no Grande Auditório da Culturgest às 23h00:

OUTRAS FRASES – de Jorge António
“Através da pesquisa e reinterpretação de elementos tradicionais, a coreógrafa e bailarina angolana Ana Clara Guerra Marques tem procurado, ao longo dos últimos vinte anos, criar novas estéticas e linguagens para o desenvolvimento de uma dança contemporânea angolana. Jorge António, que foi produtor executivo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola entre 1995 e 1999, mostra-nos em "Outras Frases" o trabalho artístico e pedagógico da bailarina, tendo como pano de fundo a história política e social de Angola.”

ROSTOV – LUANDA – de Abderrahmane Sissako
“Como muitos outros jovens africanos dos anos setenta e oitenta, o realizador Abderrahmane Sissako foi estudar para a União Soviética em 1980. Na escola de cinema de Rostov conheceu um jovem angolano, Alfonso Baribanga, antigo combatente na guerra de libertação daquele país que, para Sissako, era a encarnação perfeita do idealismo da geração saída dos vários processos de independência africanos. Dezassete anos mais tarde, tendo apenas uma velha fotografia como ponto de partida, Sissako reúne uma equipa de cinema e parte para Angola à procura do seu velho amigo. A viagem em busca do amigo transforma-se progressivamente numa reflexão sobre a derrota dos sonhos de mudar o continente que a geração do realizador partilhava no tempo em que conheceu Baribanga em Rostov.”

Para terminar, festa concerto no MAXIME (entrada livre) com KALAF, Buraca Sound System e Nástio.

Dia 27 de Outubro (Sábado) na Culturgest

14h:30 Debate sobre o cinema angolano e ás 16h no Pequeno Auditório

16h:15 No Pequeno Auditório “O CARNAVAL DA VICTÓRIA” – de António Ole.
“Filme etnográfico elaborado no primeiro Carnaval após a Independência, o documentário de António Ole, um dos mais importantes artistas plásticos angolanos da actualidade, concentra-se no grande número de trabalhadores que se dividem entre os seus locais de trabalho e os preparativos e ensaios que culminaram no grande dia da festa popular.”

16h:15 No Pequeno Auditório “MOPIOPIO, SOPRO DE ANGOLA” – de Zézé Gamboa.
"Mopiopio" foi um dos primeiros filmes de Zézé Gamboa - o realizador de "O Herói", premiado no Festival de Sundance em 2005 - e é um retrato do quotidiano de Angola feito através da sua música.”

Na bilheteira da Culturgest estará uma lista com os nomes de convidados.
Quem estiver interessado poderá enviar o seu nome para:
jorjantonio@gmail.com


Informação cedida por cortesia de Pwo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive lá... contava com mais pessoal angolano... mas parece-me que cultura angolana não é o forte, nem motivo de interese de muitos angolanos que cá vivem ou trabalhem ou estejam de férias...

Nuno