domingo, novembro 18

ANGOLA 2007: QUE RECOMPOSIÇÕES E REORIENTAÇÕES?



O Centro de Estudos Africanos do ISCTE tem a honra de convidar V. Ex.ª aassistir à Conferência Internacional "Angola 2007: Que Recomposições e Reorientações?" nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2007, às 09:00, no Auditório Afonso de Barros do ISCTE.
.

ESTA CONFERÊNCIA PARTE DE UMA DUPLA CONSTATAÇÃO. UMA É QUE, VOLVIDOS CINCO ANOS SOBRE O FIM DA GUERRA CIVIL EM ANGOLA, ESTE PAÍS SE ENCONTRA NUMA FASE DE MUDANÇAS INCISIVAS, A NÍVEL ECONÓMICO, SOCIAL E POLÍTICO. A OUTRA É QUE O ADVENTO DA PAZ MILITAR DESPOLETOU UM ACENTUADO CRESCIMENTO DA INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE ANGOLA, EMPREENDIDA POR ANGOLANOS E NÃO ANGOLANOS.

.

É A PARTIR DESTA INVESTIGAÇÃO QUE A CONFERÊNCIA SE PROPÕE ANALISAR A NATUREZA E OS RUMOS DAS TRANSFORMAÇÕES EM CURSO EM ANGOLA. PARA O EFEITO, OPTARÁ POR UM DEBATE INTERDISCIPLINAR, EXAMINANDO DE FORMA INTEGRADA OS DIFERENTES NÍVEIS EM QUE O PAÍS FUNCIONA. NASCIDA DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO SIGNIFICATIVO DE INVESTIGADORES DO CEA QUE TÊM VINDO A TRABALHAR SOBRE A ANGOLA CONTEMPORÂNEA, ESTA INICIATIVA PRETENDE CRIAR UM ESPAÇO DESTINADO A ACOLHER CONTRIBUIÇÕES DAS MAIS DIVERSAS ORIGENS E A CRIAR SINERGIAS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS PROCESSOS FOCADOS.

.

A INICIATIVA É CONSIDERADA PELA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DA UNIÃO EUROPEIA 2007 COMO “EVENTO DE INTERESSE CIENTÍFICO” E APOIADA NO QUADRO DO PROGRAMA “CIÊNCIA2007UE”, GERIDO PELA FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA.
.
JORGE CARDOSO (Universidade Lusíada de Angola, Luanda), A inserção no contexto regional: política externa e perspectivas de integração.

CATARINA GOMES (Universidade de Coimbra), Os caminhos do processo eleitoral angolano

JORGE CARDOSO (Universidade Lusíada de Angola, Luanda), A inserção no contexto regional: política externa e perspectivas de integração.

CATARINA GOMES (Universidade de Coimbra), Os caminhos do processo eleitoral angolano.

AUGUSTO MANUEL CORREIA, Presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento em representação do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

NELSON PESTANA (CEIC) e Franz-Wilhelm Heimer

TERÇA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO
09:00 SESSÃO DE ABERTURA: Luís Antero Reto, Presidente do ISCTE

CLARA CARVALHO, Presidente da Direcção do CEA

NELSON PESTANA (CEIC)

FRANZ-WILHELM HEIMER (CEA),
Coordenador da Comissão
Organizadora da Conferência

09:30 PAINEL SOBRE ASPECTOS ECONÓMICOS I

MODERADOR:

FERNANDO JORGE CARDOSO
(Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, Lisboa)

COMUNICAÇÕES:
MANUEL ALVES DA ROCHA (CEIC), Mudanças estruturais da economia angolana desde o início do milénio.

RENATO AGUILAR (Göteborgs Universitet, Gotemburgo), Impactos económicos do fim da guerra civil em Angola.

JOSÉ GONÇALVES (Universidade Estadual da Bahia, Salvador), Os fundamentos do crescimento
económico angolano desde o 2002.

11:00 Intervalo
11:30 Debate
13:00 Almoço

15:00 PAINEL SOBRE ASPECTOS ECONÓMICOS II

MODERADOR:

EMMANUEL GAMELAS (ISCTE e CEA)


COMUNICAÇÕES:
EMMANUEL CARNEIRO (Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais, Luanda), A produção de bens transaccionáveis na Angola actual.

CARLOS LOPES (CEA), Políticas económicas, mecanismos de regulação e informalização da economia em Angola.

ANTÓNIO TOMÁS (Columbia University, Nova Iorque), Dólar e kwanza: reflecções sobre o bimonetarismo em Angola.

ANA MARIA DUARTE (School of Oriental and African Studies University of London), O sistema de transportes na Província de Benguela e os seus impactos económicos e sociais.

17:00 Intervalo
17:30 Debate
19:00 Lançamento de Livro
Apresentação por Emmanuel Carneiro (ISEG e CEA) do livro de Carlos Lopes, “Roque Santeiro: a ficção e a realidade” (Lisboa: Pincipia Editora)


QUARTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO
09:00 PAINEL SOBRE ASPECTOS SOCIAIS I

MODERADOR:

FRANZ-WILHELM HEIMER (CEA)

COMUNICAÇÕES:
DAVIDE TRAMONTANO (Università degli studi di Napoli 'L'Orientale', Nápoles), Reforma de governação e exclusão social em Angola

NELSON PESTANA (CEIC), Reconstrução nacional e pobreza em Angola.

STEPHEN LUBKEMANN (George Washington University, Washington), Trans-generational Displacement, Urbanism, and Social Governance in Post-Conflict Angola.

CRISTINA RODRIGUES (CEA), Transformações da sociedade urbana em Angola.

11:00 Intervalo
11:30 Debate
13:00 Almoço

15:00 PAINEL SOBRE ASPECTOS SOCIAIS II

MODERADOR:

JOÃO MILANDO (CEA)

COMUNICAÇÕES:
FERNANDO PACHECO (Acção para o Desenvolvimento Rural em Angola, Luanda), Permanências, rupturas e recomposições nas sociedades rurais de Angola.

MARIA DE FÁTIMA (Universidade Agostinho Neto, Lubango), Resiliência social em tempos de conflito e pós-conflito: As sociedades rurais da região da Humpata


MARGARIDA VENTURA (Universidade Agostinho Neto e Instituto Superior Privado, Lubango), Impactos sociais dos distúrbios pós-traumáticos devidos aos conflitos violentos em Angola.

TERESA KOLOMA BECK (Humboldt-Universität, Berlim), Autoridades em concorrência: o impacto das ONGs em meios rurais angolanos

17:00 Intervalo
17:30 Debate

QUINTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO
9:00 PAINEL SOBRE ASPECTOS POLÍTICOS I

MODERADOR:

PAULO INGLÊS (CEA)

COMUNICAÇÕES:
ANDRÉ SANGO (Universidade Agostinho Neto, Luanda e Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais, Luanda), Os processos de transição política em Angola desde o fim da guerra civil.

JEAN-MICHEL MABEKO TALI (Howard University, Washington), Reler a transição angolana: Mudanças económicas e rigidez política.

11:00 Intervalo
11:30 Debate
13:00 Almoço

15:00 PAINEL DE ASPECTOS POLÍTICOS II

MODERADOR:

JOÃO MILANDO (CEA)

COMUNICAÇÕES:
INGE RUIGROK (Vrije Universiteit Amesterdão), Governação em transição: as dinâmicas locais e as reformas políticas em Angola.

RUI DIAS (Direcção Geral das Autarquias Locais, Lisboa) & Rute Saraiva (Sistemas de Informação Industriais, Luanda), A descentralização em Angola: o papel das administrações municipais na gestão territorial.

ASLAK ORRE (Christian-Michelsen-Institut, Bergen/Noruega), a administração local em Angola: lei nova mas pouca mudança.

17:00 Intervalo
17:30 Debate
19:00 SESSÃO DE ENCERRAMENTO

ISCTE - Av. das Forças Armadas - 1649-026 Lisboa – Portugal
Tel. 21 7903067- cea@iscte.pt.
Centro de Estudos Africanos
Tel: 21 790 30 67
Fax: 21 795 53 61
cea@iscte.pt www.cea.iscte.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Acredito que conferencias do genero sao necessarias e pertinentes; conferencias com objectivo de educar,clarificar e fazer conhecer este pais que atravessa um momento significativo da sua historia. Acredito que esta época de transicao em todos os dominios,é a base da situacao futura deste pais.No entanto esta base deve ser solida com investigacoes e analises cientificas para que a mensagem ultrapasse consciencias angolanas e fronteiras nacionais, sempre com o objetivo de ajudar este pais no seu processo de mudança.

Emanuel Simba Chindecasse