segunda-feira, abril 14

“A senhora vai engravidar hoje mesmo”, garante pastor... Quando a fé caminha para publicidade enganosa

Uma senhora que, supostamente, anda aflita tanto quanto o marido, pelo facto de o casal não conseguir procriar, telefona para o programa da Igreja Universal do Reino de Deus, emitido pela Rádio privada em Benguela, na manhã de 27/09. O pastor, confundindo os seus limites e numa clara manifestação de ignorância, “atira à queima-roupa”: «A senhora vai engravidar hoje mesmo! Vou escrever seu nome no travesseiro sagrado».
.

Já não sendo a rádio a via mais aconselhável para consultas a esse nível, no seu característico sotaque brasileiro, o pastor nem sequer procurou saber de eventuais antecedentes de problemas de saúde, se a mulher está no período fértil e muito menos se o marido está presente. Será que a fé do pastor é determinante para o surgimento de uma gravidez na data em que ele, o pastor, pretende?

.

Pouco tempo depois, liga uma menina do Lobito cuja mãe andará com as pernas inflamadas há uma semana. Sem se dar conta, o megalómano das soluções instantâneas incentiva a violência: «Lançaram mau olhar sobre ela, alguém que quer tirar vida à sua mãe. A tendência é derrubar a sua mãe e atingir os filhos. Compareça na nossa Catedral da Fé, junto à identificação, no Lobito, a partir das 17 horas».

.

“Será que este pastor estudou?”, reage indignado um estudante do Instituto Industrial que vinha no Hiace do Lobito. “Tira esse boateiro!”, exigiam os demais passageiros, cujo pedido entretanto é chumbado por outros que, ou gostavam da mensagem, ou viam nela uma anedota “agradável” para começar o dia.
.
Gociante Patissa

7 comentários:

Anónimo disse...

sou do brasil, e aqui a situação desta igreja e bem pior.
Aqui o seu fundador bispo edir macedo e dono da 3° maior emissora de televisão,nas madrugadas a programação e totalmente evangelica e abusos contra a inteligência são freguentes,ate gazes ,os seus pastores ja soltaram , ao vivo.
possuem aqui ,a igeja, a 3°maior emissora de televisão,um partido politico,pequeno,mas que um dia ira fazer muito estrago.e mais uma bancada relativamente grande de deputados federais,composta po bispos e pastores.
o nosso pais e conhecido,pelo o futebol,a musica,o café,o nosso presidente ,e outras coisas;mas a universal e a vergonha que o nosso pais exporta, ate chute em nossa senhora ja deram ,ao vivo na televisão.
peço desculpas aos angolanos,que como muitos brasileiros,são feitos de trocha e indiotas,por essa que e a segunda maior multinacional brasileira,vindo apenas a perder para a petrobras.
viva ao brasil e viva a angola!!!

Anónimo disse...

este comentario foi eu quem dei,mas me confundi eu sou Patrick Leon
publicitaria_leon@hotmail.com

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, conterra! Foi umasurpresa encorajadora encontrar aqui este texto/desabafo. Bom, e já agora, juntando mais lenha à fogueira, é mais um daqueles assuntos em que temos que usar do direito de "sermos surdos" para respeitarmos o direito que os outros têm de se "exprimirem" enquanto não surgem políticas que façam valer a ética e o bom senso. Eles quase compram o espaço todo das rádios privadas. O dinheiro faz a lei e a paz. Será?

Beicom disse...

Como dito por Patrick Leon, no Brasil a situação já está fora de controle, graças a dizimos e contribuições dos fieis eles já são donos de várias emissoras de TV e Rádio.
Várias outras igrejas seguem o exemplo da IURD e adquirem horário nas TV, as vezes é possível mudar de canal 3 ou 4 vezes e encontrar "pastores milagreiros" em cada canal.
Espero que o controle dos tele-evangélicos em Angola não chegue ao mesmo patamar do Brasileiro.
Recentemente a seguinte noticia teve bastante repercusão no Brasil: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u373568.shtml
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/02/13/igreja_universal_move_acoes_orquestradas_contra_jornais_reporter-425645517.asp

Anónimo disse...

Patrick leon

sim o jeito e nos precionarmos as emissoras,atraves de cartas e e-mail,para que parem com isso. e o mais importante de tudo nos prendermos a nossa fe, a nossa religião,catolica.

Anónimo disse...

Boa noite a todos.

Hoje fui a uma palestra aqui no Rio, onde o pastor mencionou exatamente essas igrejas que manipulam a palavra de Deus em proveito próprio, é uma vergonha! A manipulação virou uma arma para fazer a igreja crescer a qualquer custo, mesmo que não criem verdadeiros discípulos de Cristo.
Deixo para os angolanos um alerta: fujam de igrejas neopentecostais com histórico de enriquecimento e promessas de felicidade. Busquem igrejas com pastores sérios, teólogos que conheçam a palavra e que tenham como objetivo o discipulado e não agradar pessoas que buscam a Deus para conseguir a felicidade.
Jesus não prometeu a felicidade e sim a paz. Aquilo que parece ser bom aos nossos olhos, pode não ser o que Deus quer para a nossa vida.

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

Na paz de Cristo.

Parabéns ao blog.

Simone

Anónimo disse...

O jeito mais simples de encontrarmos uma religião certa e utilizarmos o nosso senso critico,pego como exemplo a universal,os pastores e o bispo edir macedo,falam,falam e falam, mal da igreja catolica,dizem que ela so visa o lucro ,diz que ela e uma grande empresa disfarçada de igreja;sim eu admito a igreja catolica e uma empresa.
Mas,tirando o nosso ,meio que recentimento que evangelicos tenhem contra a igreja catolica(motivo esse desconhecido),temos que analisar o que JESUS disse a Pedro,va e edificai minha igreja,Pedro foi e criou a IGREJA APOSTOLICA CATOLICA ROMANA,isso não e lenda isso e historia. A igreja catolica sofreu com as perseguições,a igreja modelou a nossa sociedade atual,seja para o bem,ou seja para o mal.
Então vem de uma hora para outra,um homem corrupto,assim diz as imagens que estão na internet,falando mal da igreja catolica,falando mal da virgem maria,falando mal do papa,e dizendo que Deus não quer isso para a sua vida,Deus quer lhe tornar um empresario de sucesso assim como ele, edir macedo,e.mas que para isso você tem que fazer um acordo com deus,ele lhe dar a riqueza,e você financia a igreja,com um dizimo de quanto você quiser dar,mas você tem que ouvir o seu coração.a,sacanagem,so cai nessa historia,quem não consegue ver o mundo em sua volta,e quem ja estar no desespero total,assim como diz o slogam da igreja''PARE DE SOFRER''.Agora eu te pergunto,quem nesse mundo não sofre,com algum problema financeiro,familiar,de saude,espiritual,ou qualquer outro problema.?
Todos nos temos problemas,e não e pagando a Deus dinheiro,que vamos ter nossos problemas resolvidos.
Eu sou catolico praticante,mas tambem freguento uma segunda igreja,(apesar de descordar de alguns pontos de sua doutrina).Lá ate hoje eu ainda não vi eles falar um a sequer contra aigreja catolica,mesmo acontece,que eu nunca vi na igreja catolica o padre falar um a,contra nossos irmãos envangelicos.
Enquanto isso em algumas igrejas evangelicas,como a universal,os pastores passam boa parte do culto,ironizando a doutrina da igreja catolica.
So para esclarecer eu não estou julgando ninguem,eu so estou colocando os pontos de discursão na mesa,pois eu tenho a consiencia que eu não sou ninguem para julgar,mas eu não gosto de ver a minha doutrina sendo julgada,por quem não pode julgar,por quem não tem carater.
Eu concluo dizendo,que eu sou vitima da lavagem cerebral da universal,pois mesmo discordando da igreja universal,eu sou um apreciador do seu jornalismo,e sou um telespectador da rede record,a unica coisa que eu não gosto na record,alem da influencia da universal,e o desenho pica-pau e das novelas.mas o resto principalmente a record news e muito boa.Mas continuo a discordar da universal,alias eu so descordo da universal por causa de uma coisa que eles fizeram que me deixou muito maguado,muito recentido,muito chateado. O fato ocorreu em 12 de outubro de 1997,aquilo foi o fim da picada.
Concluo com a seguinte frase meditativa:

SE DEUS E O CAMINHO,EDIR MACEDO E O PEDAGIO.

Paz para você tambem simone,e ja que eu não posso aproveitar a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro,aproveite por mim .

A,esqueci este comentario.enquanto muitos padres e pastores passam anos estudando a biblia,para poderem seguir o sacerdocio.
Para alguns pastores,basta so aprender a ler,e conseguir decorar a ordem dos livros da biblia,para poderem encontrar,os versiculos que ja basta,ja podem ser pastores e falar o que bem entender.
Muito obrigado a todos que tiveram a paciencia de ler,esse alerta,e por favor comentem expressem a sua opinião.