domingo, julho 6

Os estrangeiros...

Sou Angolana de nascimento, vivi 20 anos em Angola e esse é um País que eu amo e nunca sairá do meu coração. Não gosto de ouvir falar mal do meu País e muito menos do seu povo. Incomoda-me, irrita-me. Não consigo perceber as pessoas só vão trabalhar para Angola por causa do dinheiro. Não gostam do seu povo, das suas gentes e só são simpáticas e cordiais para angariar simpatia, essa simpatia chega ao ponto de abrir as portas de sua casa para ganhar confiança. Falam constantemente em corruptos e na facilidade em corromper.
.
Dão-se ao luxo até de dizer quem corrompem, com nomes e tudo. Acham que somos tudo um bando de ignorantes, mesmo aqueles que se formaram, dizem que são um povo sem cultura geral e que têm cursos tirados à pressão nos países como Cuba, Rússia e África do Sul. Que é amigo de um chefe da policia em Luanda e que tem as costas quentes. Que ele não passa de um tolo que engraçou com o branco que até é simpático e sempre cordial. Que na DEFA consegue subornar que os vistos anteriores foi uma tal de (Dona) que ele dava gasosas que trazia de Portugal, livros de Direito, carteiras de peles etc... Agora diz que arranjou alguém com um posto bem alto que tem poder de decisão nos vistos para lhe dar um novo visto de trabalho diz que o visto desta forma sai…
.
Em Maio ouvi isto tudo de um (senhor) que a Portugal tratar dos papéis e que até na embaixada tinha conhecimentos novos. Antes telefonava a um tal de (senhor) mas que este era mais vantajoso e melhor relacionado. Que o visto da maneira como ele está a tratar com tanta gente envolvida era certinho, mais quatro anos só a lucrar e depois logo vê se vale a pena continuar. Eu pergunto como é possível alguém que só tem o sexto ano de escolaridade permanecer como vendedor e ridicularizar o povo Angolano quando vem de férias. Como podem aceitar pessoas assim que não dignificam o País que os acolhe. Esse senhor esteve em Maio em Portugal para pedir um novo visto de trabalho.
.
Quero ouvir falar bem do País onde nasci, cresci e fui feliz. O povo merece o melhor e não gente que não lhes dá o devido valor e os trata como imbecis.
Adorava nunca mais ouvir falar desta forma do meu povo da minha gente.

Obrigada pela sua atenção.
.
Por: MARIA FERREIRA

4 comentários:

Anónimo disse...

"Eu pergunto como é possível alguém que só tem o sexto ano de escolaridade permanecer como vendedor e ridicularizar o povo Angolano quando vem de férias."

Minha cara,

Gente bem e mal educada há em todos os lados, independente do grau acadêmico.

Um país não deve preferir a entrada de alguem por ser simpático em vez de alguem eficiente naquilo que faz.

Cumprimentos,

PS: Sou brasileiro e moro em Portugal ;)

ALMARIADA disse...

Da maneira como descreve esse senhor relaciono-o com outros que conheço e que também falam assim. Falam... mas o que dizem... será mesmo verdade? Ou falam assim porque acham que lhes fica bem? Que assim as pessoas vão pensar que eles estão muito bem relacionados e os vão respeitar, etc... No fundo são pessoas que precisam de pensar que os outros pensam que elas são muito importantes... e, na verdade, fazem-me pena... até uma certa angústia... Mas compreendo a sua irritação, oh, se compreendo...!

Anónimo disse...

OH MINHA SENHORA....
QUE INGENUIDADE! CLARO QUE NINGUÉM GOSTA QUE FALEM MAL DO SEU PAÍS...E MUITO MENOS DE ANGOLA.
MAS PASSO A CITAR-LHE UMA PEQUENA HISTÓRIA:- EM ANGOLA, SENDO EU DE RAÇA BRANCA (NÃO INTERESSA MUITO MAS NO CONTEXTO DO DEPOIMENTO ATÉ TEM O SEU VALOR) PORQUE NÃO ME VESTIA DE ARMANI, NÃO USAVA ÓCULOS DA CARTIER, NEM CARTEIRAS DA MOSCHINNO, POR UMA SENHORA COM COR AFRICANA PELOS VISTOS, MAIS DO QUE EU JÁ QUE AFIRMOU QUE A MINHA COR EM ANGOLA E A DO MEU FILHO, NÃO «ESTAVAM NA MODA» FUI CHAMADA COM MUITO DESDÉM «PARECES UMA ZAIRENSE»! NÃO É SÓ O QUE CHEGA QUE DÁ ARROTOS A KISSAKA MINHA SENHORA, É QUEM ESTÁ LÁ! QUEM ESTÁ LÁ E QUE ACHAM QUE SER SIMPLES É SER PARVO.E SABE QUE MAIS??? TEM GENTE BURRA E SEM CLASSE EM MUITO LADO. NÃO SE PODE PENSAR ASSIM...AGORA DEIXE-ME DIZER-LHE MESMO SENDO ANGOLANA DE RAÇA BRANCA E AMANDO ATÉ AO EXTREMO O MEU PAÍS...NUNCA ENCONTREI, NEM CONTACTEI NESTES ANOS DA MINHA VIDA, GENTE TÃO ESTÚPIDA E ARROGANTE, COMO CERTAS PESSOAS DA ELITE LUANDENSE.GRAÇAS A DEUS QUE ALGUNS OFUSCAM ESSES.

Anónimo disse...

Soy de Lima - Peru, estuve tambien en Brasil y de veras que los amigos angoleses que conoci son a todo dar y excelentes personas, pronto ire a Luanda tambien por motivos de trabajo y espero conocernos mucho mas y compartir cosas de nuestras culturas y ver que sin este tipo de incidentes con otros extranjeros por que los hay de todo y es inevitable no cruzarnos con estos energumenos,si nos podremos llevar mejor en el mundo. Les envio un Abrazo!