terça-feira, fevereiro 17

O Crime Financeiro...

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Por: Martinho Junior
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“Ao permitir ao capital fluir sem controlo de um extremo a outro do mundo, a globalização e o abandono da soberania alimentaram o crescimento explosivo de um mercado financeiro à margem da lei”… “é um sistema coerente estreitamente ligado à expansão do capitalismo moderno e que se baseia na associação de três parceiros: governos, empresas transnacionais e máfias…
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Negócio é negócio; o crime financeiro é antes de mais um mercado, florescente e estruturado, governado pela oferta e a procura”… “A cumplicidade do alto negócio e a tolerância política é o único meio pelo qual o crime organizado em larga escala pode proceder à lavagem e reciclagem dos lucros fabulosos da sua actividade. E as transnacionais precisam do apoio dos governos e da neutralidade das autoridades reguladoras a fim de consolidar as suas posições, aumentar os seus lucros, enfrentar e esmagar os concorrentes, levar por diante o negócio do século e financiar as suas operações ilícitas. Os políticos são directamente envolvidos e a sua capacidade de intervenção depende da protecção e financiamento que os mantém no poder. Este conluio de interesses é uma parte essencial da economia mundial, o lubrificante que faz rodar as engrenagens do capitalismo”, Christian de Brie e Jean Maillard, in “Crime a maior empresa livre do mundo”, Le Monde Diplomatique, Abril de 2000.
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O “consulado” de Bernardo de Sousa à frente do Ministério dos Transportes ocorreu em meados dos anos 80 e foi determinante para a evolução negativa desde então protagonizada pelo Porto de Luanda, à revelia duma legislação que até hoje não terá siso revogada – o Porto, ao que alguns entendidos fazem saber, está preso ainda ao decreto que o coloca em “regime de excepção”.
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“Em regime de excepção” esteve de facto o Porto de Luanda, quando após a independência perante a sua desorganização, em termos de quadros e de estruturas, obrigou Agostinho Neto a adoptar medidas enérgicas que levaram ao saneamento duma situação que se arrastava, que era catastrófica para a economia angolana e se espelhava nas dezenas de navios que dentro e fora da baía de Luanda aguardavam a sua vez para atracar e realizar as morosas operações portuárias.
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Foram criadas infra-estruturas que qualificavam o Porto de Luanda como uma enorme unidade integrada, foram abertos espaços para contentores, foram montadas as linhas de formação dos comboios para melhor manusear e escoar as mercadorias, foram simplificados os padrões técnicos de suporte aos equipamentos e máquinas reduzindo a quantidade de modelos em uso, foi criado um sistema de iluminação eficaz que permitia que as operações passassem a ser desenvolvidas dia e noite, reforçou-se o betão de uma zona muito vasta dos espaços contíguos aos cais, a pontos de que, caso fosse necessário e evacuados esses espaços, até houvesse a possibilidade de se criar com isso uma pista de aviação alternativa,...
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Após o saneamento, com a chegada de Bernardo de Sousa a Ministro dos Transportes, fez-se “tábua rasa” desse esforço, nem sendo preciso revogar o decreto que colocou o Porto em “regime de excepção”.
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Inebriados com as potencialidades nascentes de capitalismo e da privatização, com o “mercado”, uma série de candidatos apressaram-se em “fazer-se ao suculento bife” respondendo a um “concurso público” e disputando cada uma das quadrículas a que se passou a chamar de terminais, em que o Porto foi dividido, “a esquadro e régua”.
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As estruturas portuárias que correspondiam a um modelo integrado, foram severamente atingidas: as divisões obrigaram a implantação de muros “de segurança” ao redor dos espaços que couberam a cada um, o feixe de formação de comboios foi pura e simplesmente arrancado do solo, cada operador encontrou soluções distintas para o seu parque de máquinas, o escoamento passou a ser quase exclusivamente garantido através da camionagem… atravancando cada vez mais os acessos…
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Enquanto a confrontação armada se manteve, a afluência ao porto esteve reduzida e os novos moldes, pesar das quebras em termos de operatividade, foram àquela época apesar de tudo “chegando para as encomendas”.
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Por essa altura contudo e acompanhando a evolução promissora do petróleo “offshore” angolano da costa noroeste, foi criada a base de apoio às operações de petróleo no mar, a “SONILS”, agregada à holding em que se constituiu a SONANGOL, a norte do velho sistema do porto e conquistando com aterros as águas rasas adjacentes.
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As linhas de atracção da SONILS cresceram (e continuam a crescer) e nesse espaço surgiram como cogumelos as empresas multinacionais que operam em apoio das plataformas das explorações no mar, tanto em apoio tecnológico como em apoio logístico e, de entre elas, pouco a pouco, a Halliburton e a sua “associada” Brown & Root foram ganhando proeminência, dada a variedade de capacidades que possuem, desde as tecnologias empregues nas operações propriamente ditas, até à gestão de bases, ao recrutamento de pessoal, às operações de logística, à construção e operação de armazéns e … ao resto…
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O Porto de Luanda pós-guerra dos diamantes de sangue, voltou à velha crise, desta feita obsoleto na partilha dos terminais, inoperante e por causa disso, as dezenas os navios mercantes que têm de o escalar, vão ancorando “sine die” à ilharga da ilha de Luanda, como se fosse outra cidade no mar; a criação de portos secos, onde se vão aglomerando as mercadorias e os contentores em trânsito são apenas pequenos paliativos para o seu desembaraço.
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O estado angolano está a pagar milhões e milhões de dólares em sobre estadias e os mais prejudicados são aqueles que estão no último elo da cadeia dos negócios, os destinatários dessas mercadorias, o povo angolano!
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A SONILS pouco a pouco começou a ser, para além do terminal vocacionado ao apoio das operações petrolíferas, um terminal alternativo a que só muito, poucos para além desses operadores, é permitido acesso, fugindo ao caos dos terminais, como se finalmente se estabelecesse um invisível “apartheid” entre uns e outros: os privilegiados que conseguem via SONILS desembaraçar as suas mercadorias e os outros que vegetam no pântano em que se passou a constituir, pela via dos seus terminais, o Porto de Luanda!...
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A Halliburton e a Brown & Root obtiveram assim “de bandeja”, todas as vantagens estratégicas e psicológicas no que toca ao desenvolvimento dos seus interesses no Porto de Luanda, particularmente no sistema SONILS, alargando a sua malha de influência e passando a ter uma parte cada vez mais activa nas capacidades de gestão, associando-as às suas actividades múltiplas no mar e em terra.
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A Halliburton pode hoje por exemplo, garantir apoio de formação a interessados de conveniência, garantir operações e logística a entidades fora do sistema do petróleo (como por exemplo às empresas construtoras chinesas que operam ao abrigo dos contratos vigentes entre a China e Angola) e, face aos indícios de operações ilegais a nível internacional, parece ser um dos “dealers”que beneficiando de toda a “liberdade de acção” em Angola, melhor estará colocado para a circulação de droga oferecida a cada vez mais consumidores, a começar por alguns que operam nas plataformas, ou a interessados que estão associados às suas operações de logística…
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Nunca Angola viu crescer tanto a circulação da droga pesada como hoje e isso apesar de algumas operações da Polícia Nacional terem tido algum resultado.
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Nos primeiros anos de independência, o que era possível aparecer era a marijuana, tradicionalmente consumida (que é localmente conhecida como liamba), mas as drogas pesadas não eram conhecidas no país (salvo em eventuais círculos muito restritos das elites coloniais e post coloniais).
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A partir do início da década de 90 contudo, a cocaína e a heroína começaram a surgir e a ser introduzidas pelas portas escancaradas de Angola e como é lógico, o desconcerto do Porto de Luanda não poderá ter deixado de contribuir para tal.
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A atmosfera catastrófica da guerra, apesar da falta de capacidade financeira da maioria, acabou por fazer aumentar as potencialidades do consumo e agora com 6 anos de ausência de tiros, o flagelo está aí instalando-se como um cancro em todos os substratos sociais do país e muito particularmente de Luanda, atingindo por exemplo em cheio alguns sectores mais marginalizados (particularmente da juventude), contribuindo para os índices elevados dos “crimes de baixa renda” a que o conjunto de factores está associado.
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Por todo o lado o apelo ao sexo, ao álcool e à droga, de forma subtil e mesmo que não esteja expressa, (por vezes é expressa em nome da “auto estima”), foi-se instalando, atraindo até pela via das emoções colectivas dos mais diversos grupos sociais (incluindo os ocasionais), através de muitas “produções musicais” e até de programas audiovisuais e filmes, “numa boa” que inunda também os “centros de convívio”, desde as discotecas nocturnas, às esplanadas mais simples dos bairros, muitas vezes sob o olhar condescendente das autoridades e dos cidadãos, reveladores da impotência a que chegaram, ultrapassados pela velocidade e a surpresa do impacto dos fenómenos degradantes de que também se reveste a globalização.
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Uma forte campanha vai decorrendo, no sentido de se ultrapassarem as dificuldades sociais, mas há ainda muito que fazer para resgatar a sociedade dos impactos negativos que surgiram desde o início da década de 90 com a globalização que se assumiu, em nome do “mercado”, segundo uma filosofia hegemónica.
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O Programa do Governo do MPLA entende e bem que os fenómenos de ruptura social, em termos afectação, tendem a representar comparativamente a outras classes, uma percentagem cada vez mais elevada nas práticas das classes sociais mais desfavorecidas e principalmente nos enormes e degradados subúrbios das grandes cidades:
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(…)
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“O MPLA tem consciência que o combate à pobreza e a prevenção da exclusão social e seus efeitos exigirão a elaboração de um Programa Nacional, integrado e multidisciplinar, que organize a intervenção junto das comunidades urbanas e rurais mais desfavorecidas, bem como a concentração e gestão racional dos meios, recursos e esforços institucionais necessários para a resolução dos problemas que as afectam ou ameaçam.
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Por último, o MPLA considera que esta batalha deve constituir um desafio que envolva todas as entidades com responsabilidades políticas, económicas, sociais e culturais, bem como os próprios cidadãos em situação de pobreza e exclusão, aos quais devem ser dadas possibilidades e oportunidades concretas e exigida a responsabilidade da assumpção de uma atitude pró activa que conduza a melhorias significativas nas suas respectivas vidas”
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.… Estará tudo no entanto decididamente muito mais perfeito, aproveitando a crise global que também atinge Angola, se ao invés de as pessoas actuarem no quadro da lógica própria do “mercado” (uma lógica de degradação ética e moral de que a presença da cooperação chinesa não consegue disfarçar), assumirem em definitivo a filosofia social que o MPLA expressa e deixarem de ter medo de proclamar a alternativa socialista que aqui e agora se abre… e isso é uma questão política que se prende com todos os desafios de reconciliação e reconstrução nacional de Angola, com a responsabilidade de avaliar que o impacto desses actos se farão sentir também nos inter relacionamentos de Angola quer no âmbito da África Austral, quer no do Golfo da Guiné, quer na África Central e Grandes Lagos… "
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http://pagina-um.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

PETRÓLEO DE ANGOLA PARA OS GRANDES FALCÕES.

Por MARTINHO JÚNIOR

É evidente que a estratégia norte americana para o Golfo da Guiné não se pode limitar à ênfase que o nóvel AFRICOM, o Comando África do Pentágono que continua com sua chefia instalada na Alemanha, (apesar dos esforços de toda a ordem visando a sua instalação em África), passou a ter, com a deslocação do USS Fort McHenry (LSD 43) e do navio experimental HSV-2 SWIFT para a região, a fim de serem utilizados, o primeiro, durante seis meses, como “Africa Partnership Station”, e o segundo como “atracção tecnológica”, visitando um a um todos os países com litoral oceânico.

Muito antes da criação pela administração republicana de George W. Bush, do AFRICOM, já os Estados Unidos, interligando a diplomacia com os interesses económicos das grandes corporações norte americanas presentes em África, privilegiavam os nexos com aqueles que operavam em vários sectores da indústria mineira, na indústria de prospecção e exploração de petróleo e com os operadores prestadores de serviços, influentes até na super estrutura do poder em Washington, (seja com o concurso dos republicanos, seja com o concurso dos democratas), a fim de garantir relacionamentos bilaterais e multilaterais com os países africanos, de norte a sul.

A Halliburton e a sua subsidiária até 2007, Kellog Brown & Root, multinacionais que têm como referência a figura de Dick Chenney, vice-presidente dos Estados Unidos, fazem parte do conglomerado de corporações norte americanas já com historial em África, seja quando estão no poder republicanos, seja quando estão os democratas.

Elas têm distribuído a sua actividade a nível global, não só em suporte das multinacionais do petróleo, mas também em função de outros desempenhos civis e militares, no âmbito dos interesses interligados que suportam os relacionamentos de Washington, não só por via pacífica, mas também nos seus esforços de guerra, por todo o planeta.

A 5 de Março do ano corrente, um analista do Global Research no Canadá, Andrew G. Marshall, publicou uma investigação-síntese, sob o título “Martial Law, Inc”, em que realçava as actividades da Kellog Brown & Root desde a década de 40 do século passado e particularmente desde a guerra do Vietname.

No que diz respeito a África o investigador do Global Research do Canadá fornece a síntese da presença do KBR nos acontecimentos do Ruanda e da República Democrática do Congo.

No que diz respeito ao Ruanda, o investigador, que se apoiou nas revelações de Wayne Madsen sobre o derrube do avião que transportava os presidentes do Ruanda e do Burundi, conforme as investigações também levadas a cabo pelos Franceses em 2004, indicou que houve um estreito relacionamento nesse acto, com os operadores ruandeses (tutsis) enquadrados no Rwandan Patriotic Front de Paul Kagame, da International Strategic and Tactical Organization, que representava “poderosos interesses políticos e corporativos” incluindo os da Armitage and Associates LC, uma firma fundada pelo antigo Adjunto da Defesa de George W. Bush, Richard Armitage e a Kellog Brown & Root.

Em 1994, na sequência da instalação do governo do Rwandan Patriotic Front no Ruanda, o KBR beneficiaria dum contrato sob a denominação de “Operation Support Hope”, no valor de 6,3 milhões de dólares.

Desse enredo, segundo o mesmo analista, houve três beneficiários em 1994 e um beneficiário em 1995:

Paul Kagame, que se virira a tornar Presidente do Ruanda, Kofi Annan que se tornaria Secretário Geral da ONU e Madeleine Albright, que seria Secretário de Estado durante a governação democrata de Bill Clinton. O próprio Dick Chenney tornar-se-ia CEO da Halliburton de 1995 a 2000.

Em relação à República Democrática do Congo, sob os auspícios ainda da International Strategic and Tactical Organization e explorando o êxito da operação do Ruanda, a KBR construiu uma base militar junto à fronteira Congolesa-Ruandesa, onde foram treinados os efectivos ruandeses que deram apoio ao líder rebelde Laurent Kabila, no derrube do regime de Mobutu.

O KBR, conjuntamente com a Bechtel Corporation, providenciou mapas elaborados a partir de fotografias obtidas por satélites de reconhecimento, relativos aos movimentos de tropas de Mobutu (a Bechtel Corporation integra interesses ligados ao antigo Secretário de Estado George Schultz e a Caspar Weinberger, quando do lado da KBR estava já no activo, à frente da Halliburton , Dick Chenney).

A actuação desse cadinho de corporações na fase do derrube de Mobutu, permitiu a abertura que Laurent Kabila teve de fazer a outros conglomerados como o American Mineral Fields e a Barrick Gold Corporation.

A AMF englobava interesses de Mike McMurrough, uma personagem próxima de Bill Clinton, enquanto a Barrick Gold Corporation, englobava interesses do então Primeiro Ministro do Canadá, Brian Mulroney e do assessor de Bill Clinton, Vernon Jordan, que nessa companhia tinha como assessor precisamente George W. Bush.

A evolução da situação na RDC, incluindo a morte de Laurent Kabila, tem muito a ver com o desenvolvimento desses enredos, que passaram também com armas e bagagens para Angola: rica em minerais, a RDC possui pouco petróleo, mas Angola é suficientemente rica para, com minerais e com petróleo, fazer com que os “lobbies” de suporte aos democratas (enraizados nas indústrias mineiras das corporações norte americanas e canadianas, assim como no cartel dos diamantes) e aos republicanos (fundamentalmente pela via das corporações do petróleo e associados), encontrem todas as razões para consenso político-operativo, económico, financeiro e se necessário militar, nesta escandalosa (sob o ponto de vista geológico) mistura de Texas e de minas de Salomão.

O Correio Digital de 24 de Março de 2008, dava a conhecer que “a empresa do Vice Presidente dos Estados Unidos fica com a refinaria do Lobito”, “depois dum longo período de negociações”.

Também para que isso acontecesse o poderoso “lobby” norte americano teve de vencer concorrentes, entre eles os que, envolvendo interesses do Japão e da República Popular da China, apostavam muito e a prazos dilatados na refinaria do Lobito.

Para além das negociações visíveis, o “lobby” ousou mesmo “jogar tudo por tudo” e, segundo se faz constar em determinados círculos das novas elites angolanas, até bolsas de estudo têm sido pagas pela Halliburton em benefício duma conhecida entidade que tem trajectória senior na área dos petróleos angolanos e é indicada por alguns, actualmente, como assessora da Presidência da República (às tantas e no mínimo, servindo de “discreta ponte” entre a Presidência Angolana e a Norte Americana).

Tudo seria razoável, não fosse o papel da Halliburton, da Kellog Brown & Root, de Dick Chenney e associados, não só em África (e na estratégia de relacionamentos dos Estados Unidos em África), mas sobretudo nas regiões onde se registaram sempre grandes convulsões e grandes lucros para os senhores da guerra global contraum tão oportuno quanto artificial “terrorismo”, nomeadamente no Afeganistão, no Iraque e nos Balcãs.

A enorme base de Camp Bondsteel, a maior base militar recentemente erigida pelos Estados Unidos na Europa, sobre a qual repousa a iniciativa da “independência vigiada” de Kosovo, foi construída pela Kellog Brown & Root, segundo Michel Chossudovski, analista sénior do Global Research do Canadá, a fim de garantir cobertura ao oleaduto AMBO (Albânia-Macedónia-Bulgária), o “pipeline” que leva o petróleo do mar Cáspio, passando pelo porto de Burgas (porto búlgaro do Mar Negro), até ao Adrático, atravessando os Balcãs.

A KBR aparece assim associada à estratégia de domínio, que se manifesta pela destruição de interesses que se manifestem contrários aos interesses dominantes, a fim de instalar os seus próprios interesses, seguindo quase sempre uma via armamentista e de guerra.

A acreditar na notícia publicada pelo Correio Digital, a interpretação de alguns analistas conduz à conclusão de que Angola cedeu: ao invés de continuar a dar oportunidade aos relacionamentos bilaterais com a RPC e coligados também no sector do petróleo, foi obrigada a abrir as portas aos interesses norte americanos em relação à refinação de petróleo no Lobito, coligados ou não aos sul coreanos, tendo como “ariete” o empenhamento de consórcios como a Halliburton e a Kellog Brown & Root, tão identificadas com os grandes falcões norte americanos.

Àcerca disso, é evidente que há “parceiros” ao mais alto nível por dentro do MPLA e do estado angolano que “alinharam”, mas o mutismo completo da oposição e de alguns que se dizem pacifistas (inclusivé com alguma expressão neste mesmo blog), perante a “prova de força” dos grandes falcões em Angola, é um evidente indicativo de quanto esses sectores são no mínimo ineptos perante os factos políticos de ordem estratégica que vão ocorrendo, sem melhores alternativas para os relacionamentos bilaterais, ou multilaterais...

Provavelmente estão ainda distraídos com a “novidade” que constituiu a visita ao porto do Lobito do HSV-2 SWIFT, nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro de 2008.
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Em: http://pagina-um.blogspot.com/2008/03/petrleo-de-angola-para-os-grandes.html