terça-feira, junho 20

A Invasão Chinesa de Angola

LUANDA ADORA O DINHEIRO CHINÊS E PEQUIM DELIRA COM O PETRÓLEO ANGOLANO.

“É um bebé enorme, de pele escura, que brinca com os balões coloridos acima dos olhos rasgados, no berçário da casa de Li Yun, 25 anos, e de Sónia, 26. Em Janeiro último, da união entre o chinês e a angolana, nasceu em Luanda de parto natural, com 4 Kg, Li Ya Xin, ou Nova Ásia, o primogénito do casal, que já faz planos para um segundo filho. Vai chamar-se Nova África.

Li Yun aterrou em Angola há quatro anos fugindo a «enorme concorrência» no seu país. Sónia nunca saiu de Luanda, procurando uma carreira após o curso médio em contabilidade. (…) Da relação entre colegas de empresa, nasceu a amizade e depois o amor. Casaram-se em 2003 e instalaram-se em Viana: «Ele é muito diferente dos homens de cá – carinhoso, amigo, faz tudo pela família, batalha muito mas também não é rapaz de ilusão.»

(…) «O ambiente é difícil», diz o chinês num português acima da média. «A maioria das estruturas falha e os papéis são complicados.» Soma-se o choque cultural: «A música alta na vizinhança, a comida, as dores de cabaça do trânsito, o lixo…»
(…) Quando fez serviço militar, Li Yun habituou-se a comer para encher e agora até o funge marcha. Já perdeu a conta aos telemóveis que lhe roubaram nos engarrafamentos, quando os bandidos olham como janelas de oportunidade para os vidros abertos do jipe, que substituem sem eficácia a falta de ar condicionado. E já teve uma pistola apontada a cabeça.
(…) O registo do menino angolano de nome chinês em Luanda: «Vai custar muita gasosa», prevê o pai, conhecedor de um dos motores principais da administração local: a corrupção, num dos dez estados menos transparentes do Mundo.

EM OBRAS O EMPRESTIMO DE PEQUIM PREVÊ QUE 70% DAS EMPREITADAS SEJAM ADJUDICADAS ÀS SUAS EMPRESAS.

Apesar do aparente segredo sobre o número de chineses em Angola, é possível que sejam 30 mil a que se somarão mais uns 10 mil até ao fim do ano, aproximando-se do total de 47 mil portugueses.

(…) Os asiáticos acabam por ser a força de trabalho mais visível, abrindo um caminho paralelo ao tráfego insano, numa operação em grande escala, com máquinas laranja operadas pelos amarelos de chapéus de bico, movimentado a terra africana, vermelha, debaixo da curiosidade de umas centenas de negros unindo a linha de ferro Luanda – Malanje (…) até Setembro, a obra deverá restabelecer a ligação ferroviária entre Luanda e Viana. Daqui a um ano, os comboios chegarão a Malanje, a 420 km da capital.

Logo após Viana, há mais terraplanagens e mais chineses de chapéus em bico, protegidos pelas forças armadas angolanas, no centro logístico que distribui todo o equipamento destinado as empreitadas em Angola: uma parada de centenas de retroescavadoras, empilhadoras, camiões (e muito aço, ferro e cimento), perfilados numa área de largos hectares, roubando espaço às lavras de mandioca, já longe da selvajaria luandense.
Mais à frente ainda, preparam-se as fundações do novo aeroporto. A Sul também, se abre a todo o vapor, ao longo de 1300 km, a estratégica linha de ferro entre Benguela e Luau (na fronteira com o Congo), num investimento de 300 milhões de dólares, a sair do crédito que o chinês Exibank abriu ao estado angolano num total de 2 mil milhões de dólares, a troco de 30 mil barris de petróleo por dia e a um juro irrisório. Escolas, hospitais, estradas, abastecimento de água e energia, 200 mil novas habitações – a reabilitação das principais infra-estruturas estão a sair daquele empréstimo, que promete uma subcontratação de 70% de empresas chinesas na totalidade das empreitadas.

(…) Há um ano a china ocupava o quarto lugar nas importações de Angola, uma posição que ameaçará, em 2006 a liderança portuguesa. Angola era por seu lado o segundo maior mercado chinês em África e, a seguir à Arábia Saudita, segundo maior fornecedor de petróleo a Pequim – 25% da sua produção segue para o antigo Império do Meio.

A GRANDE INVASÃO
.
Desde 2002, 10 mil empresários chineses visitaram Angola, revelou à Lusa Huang Zequan, docente de Estudos Africanos na Universidade de Pequim e consultor de empresas que apostam neste mercado. «Uma vez disse num artigo que mesmo plantando couves, se tem lucro em Angola. Recebi logo cinco telefonemas.»

O crédito do Exibank mostra-se em cada canto do país. Na fachada envidraçada do novo centro de convenções, em Talatona, nas obras da estrada entre Lobito e a Capital, ou em vários edifícios que nascem no centro de Luanda, com operários chineses (…)

AMIZADE SINO-AFRICANA
.
Angola e China iniciaram relações diplomáticas no início dos anos oitenta. Na altura, ambos os países sabiam bem a sua posição no contexto Guerra-Fria. Entretanto, abriram-se ao mercado e possuem economias galopantes. E, da mesma forma que Luanda precisa de dinheiro e de recuperar as suas infra-estruturas, Pequim está ávida de petróleo para manter os seus níveis de desenvolvimento.

Da fome e vontade de comer, nasceu o entendimento. E o crédito Estado a Estado de mil milhões de dólares poderá em breve ser duplicado.

«A China tem uma politica pró-activa em África baseada nos recursos energéticos» (…) «Esta nova projecção de poder tem uma lógica de competição com a influencia americana e europeia.»

(…) Enquanto se fechavam estes negócios da China, o Fundo Monetário Internacional (FMI) foi desesperando em Luanda, a tentar um acordo com o Governo de José Eduardo dos Santos que tarda em ser fechado. «O FMI não tem mais nada a fazer aqui», adianta Alves da Rocha, economista da Universidade Católica de Angola. «Os seus enviados confessaram terem aprendido como se usa a arma do petróleo para fazer realpolitk.»

As condições que o FMI colocava em matéria de política macroeconómica e as exigências das potências ocidentais em matéria de boa governação e direitos humanos, não as pedem os chineses. Os chineses fazem negócios e não perguntas.

(…) Por outro lado, nota ainda o especialista do IEEI, os interesses de Pequim em África não se resumem ao petróleo, mas também à segurança alimentar, adquirindo terras férteis em África. «O principal objectivo na sua estratégia», conclui Santos Neves, «é a estabilização social interna.».
O vice-primeiro-ministro de Pequim, Huang Ju, já anunciou o desejo de triplicar o volume comercial e de duplicar o investimento directo neste continente, que a intenção de Stanley Ho de abrir o Banco Angolano de Negócios e Comércio, destinado a privados chineses, só vem reforçar.

OS ENGENHEIROS CHINESES LEVAM 100 EUROS MENSAIS, CONTRA 600 EUROS QUE AS EMPRESAS FRANCESAS PAGAM AOS AFRICANOS.

(…) Passa-se a palavra e esta diz que todos os chineses em Luanda são cadastrados, que se vão multiplicar por milhões e tirar postos de trabalho à população local (…) «Os engenheiros chineses trabalham em África por cem euros mensais, contra 600 euros que as empresas francesas pagam aos mestres de obra africanos»”

Texto de: Henrique Botequilla
In: VISÃO Nº 683 de 2006

5 comentários:

Anónimo disse...

Só digo isto: Se for para o progresso de Angola e sem opressão do povo...que venham de lá os chinocas!!
Quero é ver o meu povo feliz e evoluido...piscando com um olho o progresso mas com o outro as suas tradições e costumes.
Um abraço

José Manuel Dias disse...

Obg pela informação. Uma análise interessante. Somos cada vez mais uma aldeia global.
Um abraço

Anónimo disse...

Tou completamente de acordo com o "erasmo", acho q o mundo precisa de um equilibriu e dps da queda da Uniao Sovietica e hegemonia americana tem q haver outra forca estabilizadora e de equilibriu em termos de poder, os Chineses tao a comecar a ocupar esse lugar e a dar conta do recado como vimos no caso do emprestimo dado por eles q foi uma opcao para alem do FMI e clube de Paris. Assim pelo menos ha menos excessos da parte de paises poderoses sem oposicao

Anónimo disse...

Os chineses que estão em Angolas na construção civil~estão todos por vontade própria? Não há por aí alguns a fazer trabalhos forçados?

Anónimo disse...

lulu disse:
a nossa angola já sofreu demais, com mortes milhares, guerras sem fim e anos de devastação.abracemos pois quem nos quer realmente ajudar- e o contra balanço desta desgraça. é efectivamente a china! são eles, os melhores em todos os aspectos, e em todas as areas da econocia, saude, ciencia , tecnologia ,para nos apoioar sem fomentar mais a guerra em angola.

viva a china e os nossos parceiros chineses, pois com estes nós vamos efectivamente longe, sem guerras e a caminho do desenvolvimento. o nosso presidente e os nossos governantes nos devem a nós povo angolano esta paz efectiva e para sempre. viva angola, viva josé eduardo dos santos!