quinta-feira, junho 23

Para Reflectir...

A diferença entre países pobres e ricos não é a Idade do país.
Veja o caso de países como o Egipto e a Índia, que tem mais de 2000 anos mas são pobres...

...e a Austrália, o Canadá e a Nova Zelândia, que há 150 anos quase não existiam e hoje são países desenvolvidos e ricos.

A diferença entre países pobres e ricos não reside nos recursos naturais disponíveis.

O Japão é a segunda economia do Mundo, com 80% de território montanhoso e impróprio para a agricultura e a criação de gado.

No entanto, o país é uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o Mundo e exportando produtos manufacturados.

A Suíça, apesar do seu pequeno território, cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Fabrica lacticínios da melhor qualidade e produz o melhor chocolate do Mundo importando cacau de África. Pequeno país, tem uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na caixa forte do Mundo.

Os executivos de países ricos em comparação com seus pares dos países pobres, mostram que não há diferença intelectual significativa.

A raça ou a cor da pele também não são importantes. Imigrantes rotulados de preguiçosos nos seus países de origem, são a força produtiva dos países europeus ricos.

Então, qual é a diferença?
A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela Educação e pela Cultura. Nos países ricos e desenvolvidos, a grande maioria das pessoas segue os seguintes princípios de Vida:

1. A ética, como princípio básico.
2. A integridade.
3. A responsabilidade.
4. O respeito pelas Leis.
5. O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6. O amor ao trabalho.
7. O esforço pela poupança e elo investimento.
8. A disciplina.
9. A pontualidade.

Nos países pobres apenas uma minoria segue estes princípios básicos na sua vida diária.Angola não é pobre porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel connosco. Somos pobres porque nos falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.
-
Por:
Autor Desconhecido

"O cérebro é como um músculo, por isso, a semelhança dum músculo quanto mais lhe exercitamos mais robusto e capacitado para tarefas mais árduas ele se torna."

4 comentários:

M.G. disse...

ENTÃO TOCA A EXERCITAR O MUSCULO E ATACAR O PROBLEMA DE FRENTE SEM RODEIOS E MEIAS PALAVRAS..... Temos de correr atrás do tempo perdido.....

O texto esta muito bem conseguido; simples directo e objectivo, parabêns.

Pelusa disse...

Apesar do texto nao ser original...queria dizer que é um bom exercicio...só que este exercicio tem nome CIVISMO.Por isso tratemos de ser,ou aprender a ser civocos

MN disse...

Pelusa fico a espera de um texto original teu!

Pelusa disse...

Os textos prefiro deixa-los à quem os saiba escrever, tenha criatividade para o fazer ou então astucia para os copiar,só que uma vez que é copiado sem mencionar a verdadeira autoria,torna-se plágio.E como eu não vou,nem quero plagiar ninguém...prefiro discuti-los ao comenta-los...por isso se procurares, encontrarás alguns comentários meus...uns escritos traidos pela ânsia da resposta e se calhar mais desorganizados e outros mais bem conseguidos.
Um abraço e não te chateies comigo :)